O que é intercâmbio e como funciona?
Você já se perguntou o que é intercâmbio e como funciona? Qual é a melhor opção Residência Estudantil ou Homestay? Eu preciso ou não de uma agência de intercâmbio para estudar fora do País? Confira este passo a passo de intercâmbio!
Essas e muitas outras perguntas serão respondidas ao longo deste passo a passo de Intercâmbio.
De forma resumida intercâmbio é estudar fora do seu país de origem por um período para aperfeiçoar o idioma, para fazer graduação ou pós no exterior entre outros programas de estudos.
Você escolhe um país para estudar e a finalidade deste estudo seja, idioma, graduação, pós graduação e tantos outros.
O melhor e mais completo Guia de intercâmbio!
1. Por que fazer intercâmbio?
Em uma perspectiva estudantil o intercâmbio é um período de troca de conhecimento, é a expansão do ciclo de amizades, é amadurecer, de início é fundamental considerar que todo ser humano está em permanente construção e sempre se fará necessário um estudo para aprender sobre novas técnicas; habilidades.
Ultrapassando assim o campo estudantil e começando a fazer parte do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Os profissionais que falam dois idiomas ou mais tem maiores salários e oportunidades, aqueles que viveram um tempo mesmo que mínimo no exterior consegue se destacar ainda mais.
Recrutadores avaliam as habilidades e competências que são desenvolvidas durante o intercâmbio que vai desde aprimorar o idioma até a resiliência na imersão de uma nova cultura, adaptação as mudanças, flexibilidade entre outras.
2. Qual destino escolher?
Faça uma lista de países que gostaria de conhecer, além de estudar para conseguir selecionar a melhor opção antes de viajar;
A estação do ano irá influenciar saiba qual o país mais se assemelha com o clima que te agrada.
Há países que mesmo no verão a sensação térmica dificilmente ficará acima de 15 graus. E outros, mesmo no inverno haverá forte calor é o que acontece no Brasil, alguns dias são realmente frios, porém a maioria deles são quentes.
Até mesmo filmes, podem te inspirar na escolha acho que todos os filmes se passam em um determinado país e em uma determinada época, então será de grande valia se identificar com o país e a cultura que pode ser sentida de forma imparcial.
Sobre o intuito de fazer podem ser ambos profissionais e pessoal. Caso esse seja seu caso há países como Canadá, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia entre outros que possuem programas de estudo e trabalho.
Porém quando a agência lhe oferecer um pacote de estudo e trabalho não se engane, pois ela não está te garantindo uma proposta de trabalho futura ok?!
Apenas quer chamar atenção para o fato que você possui permissão para trabalhar neste período de estudos.
Claro, que muitas agências auxiliam na elaboração de currículos e oferecem cursos de baristas para iniciar no mercado de trabalho no outro país.
Acredito que um intercâmbio seja o melhor passo para quem deseja desenvolver diversas habilidades.
Sobre o período, alguns países possuem vistos de estudantes de 8 meses ou de 2 anos varia de acordo com o país e esse período pode ser intermitente melhor dizendo divididos em renovação a cada 8 meses por exemplo.
Então entender qual sua necessidade, irá lhe auxiliar na escolha do país que atenda suas expectativas e se encaixe no período que pretende estudar.
Sobre área profissional, muitos países aceitam estudantes e alguns países como a Irlanda permite que o estudante matriculado no curso de 25 semanas trabalhe 20 horas semanais, outros países também possuem a possibilidade de trabalho que varia de acordo com as leis de cada país.
3. Quanto tempo esta disposto a morar fora?
O período estipulado pela maioria das escolas é de no mínimo 2 semanas pois é o tempo que o aluno tem para se adequar e conseguir interagir.
O máximo varia de acordo com o tempo de curso escolhido o mais popular é de 25 semanas para estudantes que desejam estudar idiomas e também há cursos específicos para negócios, entre outros como Graduação e Pós.
4. Quanto deverá investir?
O valor dos pacotes para estudar variam muito de agência para agência, um conselho é que faça cotações online e se houver necessidade vá a loja física, pois isso irá lhe poupar muito tempo e lhe dará praticidade na busca.
Uma dica importante é que a maioria das escolas tendem a diminuir o valor a cada semana nos cursos de longa duração, então se for fechar um curso de 8 semanas irá pagar X e se fechar um curso de 25 semanas os valores por semana serão mais baixos.
É uma forma para incentivar os alunos a escolherem programas de longa duração e estudar por um período maior.
Além do pacote que irá pagar pelo programa de intercâmbio também deverá reservar uma quantia para cada mês que permanecer no país escolhido, pois você deverá comprovar uma renda mínima.
Alguns países aceitam extratos bancários da sua própria conta do Brasil desde que o saldo seja superior o de igual valor estipulado e outros países irão exigir que essa comprovação seja em sua própria moeda.
Lembrando que a compra da moeda é uma etapa necessária uma vez que irá viver naquele país e nem todos possuem bancos internacionais que fazem essa conversão de moeda.
O melhor e mais completo Guia de intercâmbio!
5. As experiências dos outros devem influenciar?
Depende, se suas perspectivas e propósitos forem semelhantes, por que não ? Mas atente-se que cada experiência é única e se basear em uma passada não é garantia de resultado presente ou futuro.
É válido considerar o país, a escola e o mercado de trabalho, apenas como fonte de consulta e informação e não para uma conclusão, se encontrar uma informação seja neutro e tente encontrar ao menos 3 fontes de comparação para basear-se, e realmente formar sua opinião sobre a informação.
6. Idade mínima, existe?
Não existe, o intercâmbio é aberto para aqueles que tem uma alma apaixonada pelo novo e um coração cheio de desejos e sonhos e isso não requer nenhuma idade.
As turmas geralmente são mistas com estudantes entre 18-60 anos ou mais, caso tenha preferência em estudar com um grupo acima de 30 anos, há algumas escolas que oferecem essa opção.
OBS para casos específicos como Au pair há sim restrições de idade, geralmente a idade máxima é de 27 anos a depender do país.
7. Influências externas, como lidar?
Toda mudança gera resistência interna e externa; interna sendo ela pessoal própria do indivíduo e externa relacionada ao ambiente no qual ele se encontra, casa, trabalho, escola e até mesmo por parte da família que mesmo não fazendo parte do dia-a-dia, querem participar do processo de tomada de decisões.
Como lidar ? Tenha um plano sólido e bem estruturado dos motivos que te fizeram decidir por fazer um intercâmbio, não justifique-se para os demais, apenas se foram importantes para você e sinta que precise fazer isso.
Compartilhe seus sonhos e perspectivas de futuro expondo seus motivos e não se deixe abater se as pessoas que escolheu para compartilhar ainda ficarem resistentes, entenda que a perspectiva do mundo é muito relativa e particular de cada ser humano e que seus sonhos não são os deles, e está tudo bem!
O importante é saber que isso irá fazer diferença para você e que depois que conquistar seus sonhos todos irão dizer que sabia que daria certo!
Todos temos medos e inseguranças que por vezes nos limitam e queremos estendê-los para aqueles que amamos anulando o fato de que todos possuem capacidade de tomar suas decisões.
Não deixe que outros a determinem por você, assim você irá escrever a sua história e não viver a história que alguém escreveu para você.
8. Necessidade VS Desejo
O intercâmbio pode ser relacionado com um Desejo de conhecer o mundo, de se aventurar em um novo idioma e cultura essa visão é compartilhada pelos mais aventureiros ou pode estar relacionado a estagnação pessoal e profissional que nos leva a uma crise existencial e a uma mudança, assim levado pela necessidade vem a decisão de mudar algo e crescer sair do ponto A para um crescimento exponencial, não apenas para o ponto B. 🙂
Ambas acabam se misturando; pois de fato aquele que vai por necessidade acaba se tornando um aventureiro e nasce a cada passo dado o desejo de conhecer mais esse universo.
9. Agências de Intercâmbio
Um tema muito importante e que muitos não dão a devida importância é sobre a qualidade e integridade das agências, pois elas irão intermediar o processo e será a ponte entre você e seu sonho e esse critério deve ser tratado de forma bem criteriosa.
Pontos a considerar antes da escolha; atendimento e prontidão do consultor; liberdade de escolha; retorno e feedback; depoimento de outros estudantes; se há filial ou sede física no país que eu irá viajar; valores; pacotes e serviços prestados; escolas credenciadas a agência; atendimento pós-venda.
Acredito que além desses pontos deva analisar a infraestrutura e deixar sempre bem claro seu objetivo para que assim ambas as partes entrem na mesma sintonia e consigam os melhores resultados.
APRENDA COMO FECHAR SEU INTERCÂMBIO SOZINHO
GUIA PRÁTICO – ACESSE JÁ
10. Escolas
Há muitas escolas para quem pensa em estudar inglês outro idioma fora do país.
Nos países pelos quais estudei há uma infinidade de escolas e a melhor sempre dependerá do seu perfil e dos seus objetivos.
Geralmente são classificadas entre as Categorias Premium, Smart e Budget a diferença entre elas são as certificações e infraestrutura.
Porém em sua escolha certifique-se que a escola possui os certificados exigidos pelo governo do país, lembrando que além do perfil, o objetivo e o orçamento devem ser levados em conta, claro se tem o propósito de estudar em uma escola acima do seu orçamento atual o mais correto é que invista um pouco mais de tempo para obter esse valor.
Tenha em mente que nem sempre a mais cara é a melhor, de fato isso é real.
Então o ideal é que depois de escolhido o país faça você mesmo as pesquisas sobre as escolas e veja qual se adequa melhor a você, veja as fotos e busque o site, muitas escolas oferecem a opção de orçamento online e antes de se ir até a agência já conseguirá ter uma base do valor referente ao curso e a acomodação.
As escolas muitas vezes também oferecem os serviços que de seguro e transfer.
Mas se surgir a dúvida se você consegue fechar diretamente com a escola? A resposta é sim.
Porém a escola talvez não te auxilie em dúvidas pontuais, tarefa essa de muitas agências.
Lembrando que o atendimento prestado diretamente nas escolas pode não contar com suporte em português, mas nada que um Google tradutor não lhe ajude caso o meio de comunicação seja o e-mail, certo?!
11. Residência Estudantil VS Casa de Família
O ponto aqui é sobre perfis, muitas pessoas se identificam e gostam de trocar experiências, querem aprender e mesmo com vergonha querem evoluir de maneira mais rápida conversando com nativos se você é assim então o seu perfil é Casa de Família.
Porém outras pessoas são mais reservas e não se sentem seguras em conversar ou manter contato com outras pessoas todos os dias na mesma casa, esses se identificaram com a Residências Estudantil.
Muitos relacionam o tema de ter mais liberdade ao escolher o tipo de acomodação mais adequada, porém isso não faz muito sentido.
Tanto nas residências estudantis quanto na casa de família você não poderá levar outras pessoas, fazer festas coisas desse tipo. Para isso o mais adequado serão os espaços públicos, Pubs, Cafés e Shops.
Diversos aspectos separam as escolham, há também famílias que podem não gostar que chegue tarde ou podem ter regras culturais diferentes da nossa, mas não presenciei nenhuma.
Particularmente já residi em duas famílias diferentes e tive uma ótima experiência em ambos os casos.
Vamos as vantagens de suas escolhas, em relação a liberdade tenha em mente que é um conceito subjetivo pois o que é liberdade para você ? Em qualquer tipo de acomodação você terá limitações e restrições.
As vantagens de ficar em casa de família; contato diário com idioma fora da sala de aula e mentores que te auxiliaram na pronúncia e vocabulário; quarto individual, são incluídas as refeições de café da manhã e jantar durante a semana e finais de semanas refeições completas, o serviço de lavanderia é feito pela família, internet, terá sua própria chave de casa.
Já as desvantagens podem estar relacionada ao convívio direto e diário com a família a depender do seu perfil (reservado ou mais dinâmico) e a distância do centro poderá interferir de acordo com sua perspectiva, pois em alguns casos a Homestay fica em bairros mais afastados (bairros residências).
As vantagens de ficar em residência estudantil é a privacidade de querer ficar sozinho ou com outros estudantes, nesse caso como na casa de família você pode optar por um quarto individual ou duplo.
As desvantagens; essa opção é a mais cara e não inclui os serviços de lavanderia e refeições, não irá praticar o idioma com tanta intensidade.
Pois assim como você seus colegas de residência estão iniciando e estudando o novo idioma, não que isso seja um barreira, porém acho ambos estão aprendendo e não saberão corrigir sua pronúncia e ajudar no vocabulário tanto quanto os nativos.
Mas acredito ser uma escolha realmente pessoal e de acordo com cada perfil.
Uma desvantagem em ambas as escolhas fica por conta do valor, ambos acabam se tornando cara ao passar dos meses e o mais aconselhável é interagir com outros alunos na escola e após 2 ou 4 semanas para que busquem um imóvel e divida com seus colegas, isso irá diminuir o custo das despesas para todos.
Há também muitos anúncios em grupos de estudantes no exterior que alugam quartos compartilhados ou individuais, se programe e entre nestes grupos para fazer um network e ficar por dentro desses anúncios. (Grupos no Facebook – Procure pela cidade ou país que irá viajar).
Exemplos:
12. Transporte
Em relação ao transporte não foge do comum em todos os países, ônibus, metrô (subway) e trem são os mais populares em outros países também como Canadá, Estados Unidos e Países da Europa.
Quando chegar ao destino poderá optar por comprar bilhetes, diários, semanais ou mensais, aconselho que adquira o mensal mesmo que sua estadia seja por exemplo 3 semanas porque este têm o melhor custo-benefício.
No primeiro dia a escola geralmente faz uma tour pela cidade e auxiliam os estudantes na compra do bilhete, bem como na aquisição de chip para seu celular. Então não se preocupe e certifique-se com sua escola ou agência.
Caso sua escola não dê o suporte, entre em contato com sua agência e ela poderá lhe ajudar!
13. Seguros
Tipos de seguros – Viagem e Saúde
É possível fazer uma simulação no site do Seguros Promo:
O Seguro Viagem é mais abrangente (tanto assistência viagem; quanto médica) ele dá assistência a problemas com extravio de bagagem, assistência jurídica, repatriação e funerária, entre outras dificuldades que o estudante possa ter.
O Seguro Saúde (Médico) também é de extrema importância uma vez que você estará longe de casa, haverá mudança em seus hábitos, alimentação e de clima. E não terá referência médica para lhe auxiliar sem este item.
Se atente em relação aos valores dos seguros e serviço de cobertura antes de escolher, as agências geralmente oferecem esse serviço,
O seguro é uma obrigatoriedade em alguns países e para nós estudantes se torna imprescindível.
14. Vistos
Países como Austrália, Canadá, Estados Unidos entre outros requerem que o estudante tire o visto antes de embarcar, porém a Irlanda e alguns outros países da Europa o estudante irá tirar o visto lá.
Lembrando que se você tiver o desejo de estudar na Europa por um período inferior a 3 meses não precisará passar por esse processo, pois o critério é : A pessoa que entre no país e nele permaneça até 3 meses será considera turista sem necessidade de visto.
15. Documentos
Os documentos necessários na chegada ao novo país e que devem ser apresentados na imigração são; Passaporte; Carta da Escola; Comprovação de Hospedagem ou Carta-Convite; Seguro; Passagem de Ida e Volta; Extrato Bancário (para alguns casos). Esses documentos podem variar de acordo com seu destino.
Mesmo que você pretenda estender sua estadia no país é aconselhável viajar com ambas as passagens de ida e volta compradas, pois é um documento que será analisado na imigração como garantia de retorno para seu país de origem e que você não pretende ficar de forma ilegal no país.
O ideal é ter uma cópia colorida de seu passaporte – das páginas – para que ande com esse documento quando for andar pela cidade.
Em alguns países outros documentos também são aceitos, porém é sempre melhor manter uma cópia. Assim irá evitar perder seus documentos originais.
Lembrando que no embarque desembarque os documentos devem ser originais, a cópia é apenas para quando sair para escola e outros passeios.
Dos documentos para viajar para Europa, o comprovante de hospedagem está entre os primeiros na lista de exigibilidade em alguns casos, pelos agentes da imigração durante o processo de entrevista.
Porém também são igualmente fáceis de conseguir, pois será o documento da sua reserva no hotel, ou se estudante os documentos serão todos enviados para você por sua agência.
A carta-convite, caso seus planos envolvam ficar hospedado na casa de algum amigo ou parente, seu anfitrião pode produzir uma carta-convite que sirva como sua comprovação de hospedagem.
16. Elaborando Planejamento
Elaborar um planejamento é a parte mais importante e também a maior barreira para muitos estudantes, pois envolve o planejamento financeiro!
Então o melhor a se fazer é listar todas suas contas mensais, verificar se há alguma dívida que deva quitar antes de passar para essa nova fase da sua vida.
É importante fazer um levantamento de todos os gastos mensais, pois é importante saber quanto você poderá investir por mês.
Com esses dados em mãos você deve traçar uma meta financeira de quanto poupar por mês para chegar ao valor pretendido e fazer um orçamento Mensal e Anual.
Caso opte por viajar tão cedo quanto possível, você pode procurar outras fontes de renda para obter esse valor e complementar sua renda principal. Pode trabalhar como freelance ou encontrar um meio que lhe proporcione uma renda extra.
Aqui você deverá elaborar suas respostas, espero que este Guia de Intercâmbio tenha te auxiliado.
Acredito que as perguntas listadas poderão te auxiliar no processo de tomada de decisão
17. QUESTIONS
1. Por que um intercâmbio é importante para mim?
2. Como irei me comprometer com esse propósito?
3. O que isso irá me proporcionar?
4. Onde gostaria de fazer meu Intercâmbio?
5. Quando desejo fazer um intercâmbio?
6. Quanto estou disposto a investir?
GUIA PRÁTICO – INTERCÂMBIO EM 30 DIAS – ACESSE JÁ
INTERCÂMBIO DESCOMPLICADO
Entre para a nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos com prioridade!
[…] tem dúvida sobre qual destino seria melhor para você ? Olha, já deu uma olhada nesse post https://gihtraveller.com/o-que-e-intercambio-passo-a-passo/ o que ainda não ? Tudo bem eu […]